Seminário de Teatro, Direção de arte e Educação - SOBRE

Seminário de Teatro, Direção de Arte e Educação 2023

A décima segunda edição do Seminário de Teatro Direação de Arte e Educação tem como tema A experiência Sensível e as "Fake News". Visamos nesta edição chamar a atenção para o conceito e usos do termo fake news, as dinâmicas de manipulação política, social e cultural que eles provocam e identificar nestes âmbitos como as práticas artísticas favorecem seu combate, por meio da valorização da amplitude  da experiência sensível humana. Observamos que o uso excessivo das tecnologias da informação, e sobretudo  das redes digitais, inibe o potencial humano de percepção e experiência, elementos fundamentais nos processos criativos e de aprendizagem. Arte e eduação constituem fontes crucias ao discernimento para leitura e compreensão de fake news e dos desatres econômicos, políticos e sociais que elas têm causado. Nessa compreensão, debatermos sobre as fake news e suas formas de produção e ação, permite compreender e discernir sua presença bem como engajar os processos artísticos e pedagógicos na formação crítica e sensível que as artes da cena promovem. 

 

Dentre as demais atividades do evento, tais como, mesas apresentações artísticas, teremos um espaço para apresentação de trabalhos acadêmicos a serem publicados nos anais do seminário. Caso tenha interesse em realizar uma submissão, acesse a área abaixo e confira as regras. Encaminhamos uma breve descrição dos temas de cada grupo de trabalho (GT): 

 

GT 1 - ARTES DA CENA E SUAS PEDAGOGIAS

O Grupo de Trabalho Artes da Cena e suas Pedagogias tem como perspectiva abordar reflexões da área Artes da Cena (Dança, Direção de Arte, Circo, Performances, Teatro, Visualidades e outros) na diversidade de suas metodologias e práticas pedagógicas. Assim, são objetos de pesquisa deste GT: processos e práticas de educadores, educandos, artistas, espectadores e pesquisadores nos diferentes espaços educacionais – formal e não-formal, bem como, reflexões produzidas em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas relacionadas a esses processos.

Coordenação:

Joana Abreu - joana.abreu@ufg.br

Karine Ramaldes - karineramaldes@ufg.br



GT 2 - PROCESSOS CRIATIVOS E AUTOBIOGRÁFICOS NA VISUALIDADE E NA PERFORMANCE

O GT "Processos criativos e autobiográficos em visualidade e performance" reúne trabalhos sobre processos de criação atentos às poéticas da imagem, performance, e procedimentos de atuantes que vão das artes da cena às artes visuais. Visa reunir pesquisas que discutem o tema das imagens e das performatividades associadas às narrativas de si e do outro. Relaciona práticas artísticas a partir de poéticas que envolvem corpo, linguagens, suportes e materiais variados. Abrange discussões sobre redes, meios, negociações e embates envolvidos nesses procedimentos. Assim como as questões das referidas produções em relação aos seus deslocamentos temporais, simbólicos, estéticos e políticos. O GT abriga conceitos de imagem e presença performática com destaque para o aspecto interdisciplinar e as políticas dos atos autobiográficos nas produções artísticas.

Coordenação:

Rosilandes Martins - rosilandes.martins@ufg.br

Wolney Fernandes - wolneyfernandes@ufg.br

 

GT 3 - DRAMATURGIA(S) E CENA

Este Grupo de Trabalho discorre sobre a relação entre o texto em suas múltiplas formas (texto teatral, narrativo, autobiográfico, roteiro cênico, sequência performática, entre outros) e a encenação, ou seja, a materialização estética dos elementos oriundos da dramaturgia e de como se dá a sua expressão concreta e plástica no momento da construção do espetáculo. Assim, é intenção, a discussão de como se traduz o texto através do corpo, da voz, do movimento, e de todos os aspectos da direção de arte quando da composição da visualidade do fenômeno espetacular.

Coordenação:

Clarice Costa - claricecosta@ufg.br

Saulo Dallago - saulo_dallago@ufg.br



GT 4 – PROCESSOS CRIATIVOS EM ARTES DA CENA

Resumo: Este GT vai contemplar reflexões e práticas de criação artística em Artes da Cena. Entre os critérios de avaliação dos trabalhos, serão considerados aqueles que apresentem o trânsito entre os seguintes tópicos: bases epistemológicas; sistemas e metodologias; referências estéticas; e núcleos acionadores da criação artística e seu vínculo com possíveis resultados.

Coordenação:

 

Newton de Souza. newton_souza@ufg.br
Maria Ângela De Ambrosia P. Machado. maria_angela_ambrosis@ufg.br