Mario Sales premiação - CARD

Aluno da EMAC-UFG conquista o 1º lugar na London International Music Competition

Em 25/07/22 13:01.

Mario Sales é aluno do bacharelado em violão e é a primeira vez que participa de uma competição internacional de música clássica

Mario Sales divulgação

Mario Sales é músico natural de Maceió/AL e iniciou os estudos de violão aos 10 anos com incentivo da família. É ex-aluno da graduação em licenciatura de Música pela UFAL e atualmente cursa o bacharelado em violão clássico na UFG, sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Meirinhos.

Em Junho de 2022 inscreveu-se pela primeira vez em uma competição internacional de música clássica, a London International Music Competition (LIMC), e acaba de ser premiado com o primeiro lugar na categoria “Virtuoso II”.

O violonista já participou como bolsista de vários festivais nacionais de música como o Fimus (Campina Grande-2017), Gramado in Concert (Gramado-2018), Femusc (Santa Catarina-2019) e foi finalista em todas as competições em que participou. Além de ser premiado no Concurso de Violão Souza Lima (São Paulo-2018), Concurso de Violão Fabio Lima (Curitiba-2019) e no Concurso "Violão e Violão" (Brasil-Portugal, 2022).

A preparação para participar da competição é bastante intensa. São necessárias no mínimo 4 horas de estudos diários para manter a técnica e demonstrar segurança na execução das obras.

O repertório escolhido para o concurso conta com obras que representam o violão brasileiro através de compositores consagrados como H. Villa Lobos e Francisco Mignone, além de compositores clássicos como  J. S. Bach (Alemanha) e J. Turina (Espanha).

Para Mario, a vitória é resultado de muito trabalho: “Conseguir a primeira colocação em uma competição internacional é muito gratificante. Mostra que toda a dedicação e trabalho realizado nos últimos anos tem dado certo”, afirmou.

Nessa competição o violonista concorreu com músicos de todo o mundo e, com a vitória, terá a possibilidade de ganhar o prêmio em dinheiro e de participar de concertos realizados pela London International Music Competition.

O violonista também fez um agradecimento especial às pessoas que contribuíram com sua trajetória: “Gostaria de fazer um agradecimento especial a toda minha família e amigos por todo apoio, e ao meu querido professor Eduardo Meirinhos, por todos ensinamentos que me passou em nossos encontros semanais nos últimos anos e por ser um grande incentivador e acreditar no potencial dos seus alunos, sem sombra de dúvida suas orientações foram fundamentais para conseguir essa premiação”, concluiu.

O evento visa acessibilizar a competição internacional de música, por isso foi realizado de forma remota. Os candidatos participaram enviando um vídeo apresentando sua performance de peças selecionadas por eles mesmos, e foram avaliados por um júri artístico de renome internacional. O resultado dos vencedores do concurso foi anunciado no dia 22 de julho de 2022, no site do LIMC: https://londoncompetition.co.uk/guitar/.

Fonte: ASCOM EMAC