O piano e suas perspectivas: entrevista com Arnaldo Cohen

: 24 de Fevereiro 2023 - 17h às 17h

Post_Arnaldo-Cohen---24.02.2023

A entrevista desta sexta-feira (24/02) é com  Arnaldo Cohen

Em 1972, Arnaldo Cohen ganhou por unanimidade o  Primeiro Prêmio do prestigioso Concurso Internacional de Piano Busoni, realizado em Bolzano, Itália, e as portas de uma brilhante carreira musical se abriram para o jovem de 24 anos. Em 1981, radicou-se em Londres e desde então cumpriu uma carreira internacional que o levou a teatros como o Scala de Milão, o Concertgebouw de Amsterdã, o Symphony Hall de Chicago, o Théâtre des Champs-Elysées, em Paris, o Gewandhaus de Leipzig, o Teatro La Fenice de Veneza, o Royal Festival Hall, o Barbican Center e o Royal Albert Hall. Ao longo de sua carreira, Cohen se apresentou em mais de 4,000 concertos como solista das orquestras mais importantes de todo o mundo. Além de suas apresentações como recitalista e concertista, Arnaldo Cohen transita também, com igual desenvoltura, pelos domínios da música de câmara: durante vários anos integrou o Trio Amadeus, formado pelo violinista Norbert Brainin e violoncelista Martin Lovett, membros do célebre Quarteto Amadeus.
Após viver mais de vinte anos em Londres, Cohen transferiu-se para os Estados Unidos em 2004, para assumir uma cátedra vitalícia na Escola de Música da Universidade de Indiana. Cohen mantém ainda uma intensa agenda de masterclasses junto a inúmeras instituições acadêmicas em todo o mundo. Na Inglaterra, lecionou na Royal Academy of Music e no Royal Northern College of Music, onde recebeu a comenda de “Fellow Honoris Causa”. Seu interesse pela vida acadêmica levou-o a participar da banca de vários concursos internacionais, como o Concurso Chopin, em Varsóvia, Van Cliburn nos USA, Busoni na Itália, entre outros. Foi condecorado pelo governo brasileiro com a Ordem do Rio Branco e pelo do Estado de São Paulo com a Ordem do Ipiranga.
Em março de 2019, Arnaldo Cohen foi agraciado pela Universidade de Indiana com o mais alto título acadêmico concedido nos EUA, o de Distinguished Professor. Cohen é o primeiro músico brasileiro a receber tal comenda.
🎥Nossa transmissão começa às 2PM Mississippi, 3PM Colômbia e Nova York, 5PM Brasil e  8PM Portugal.

O Piano e suas perspectivas é um programa da Escola de Música e Artes Cênicas, Reitoria Digital e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura  da Universidade Federal de Goiás,  MIssissippi State University e Universidad del Atlántico-Colômbia, com apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa, Centro de Estudos Brasileiros, Rádio Universitária e Rádio Brasil CEntral FM. Fazem parte da equipe do programa além de Andréa Luísa Teixeira na coordenação, Pablo Lisboa, Rosangela Yazbec Sebba e Yamira Rodriguez Núñez. A proposta principal do projeto é levar a todos os interessados, assuntos relacionados à importância da arte  e seu papel na sociedade.