PROGRAMAÇÃO 27/11/2019

Dance

Local: Pátio Externo CCUFG

Release

Para comemorar seus 23 anos, Grupo Solo estreia espetáculo de rua. “Nem a morte nos separa” é uma tragicomédia teatral dançante sobre a vida em sua finitude, alegrias e agruras.

Novo trabalho, que envolve dança e teatro, leva o tema da morte para o palco com leveza e criticidade. Espetáculo dirigido por Lázaro Tuim (Cia de Teatro Nu Escuro) percorrerá 6 espaços públicos de Goiânia. O novo trabalho do grupo leva o tema da morte ao palco de forma alegre, reflexiva e crítica. O espetáculo celebra os 23 de anos de estrada do grupo solo e tem direção de Lázaro Tuim, da Cia de Teatro Nu Escuro. A peça ainda será repetida neste ano em mais cinco espaços públicos. As apresentações são todas gratuitas e o projeto tem apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Quatro amigos se encontram em um velório diante de um caixão. Neste momento, traduzido como a única certeza que temos na vida, os quatro personagens revivem suas trajetórias, relembram do cotidiano exaustivo imposto pela rotina de suas vidas, rememoram as festas e os bailes que os enchiam de alegria e de paixões, para enfim, se despedirem uns dos outros.

A inspiração para este trabalho foram os cortejos fúnebres que acontecem em alguns países africanos, como Nigéria, e em cidades norte-americanas, como Nova Orleans. Neles o caixão desfila pelas ruas da cidade, embalados por música e danças. Nesta nova montagem, a sátira social vem por meio de passinhos, dancinhas e a dança contemporânea, unindo-se às danças de salão, danças populares de rua e interpretação teatral.

“Diante desse momento de despedida somos levados à melancolia e à tristeza, no entanto, como sendo nossa única certeza, por que não buscar dar à pessoa que parte uma despedida que se aproxima do que foi a pessoa em vida, alegre, divertida e dançante?”, questiona o diretor Lázaro Tuim antecipando a abordagem de sua direção ao espetáculo. Tuim também indica a importância de levar este tema aos palcos: “falar em morrer nunca esteve tão naturalizado”.

Concepção do espetáculo: Lázaro Tuim e Michael Valim/

Direção Artística: Lazaro Tuim, Coreografia: Lázaro Tuim e elenco

Elenco: Ingrid Costa, Luciana Caetano, Milton Aires e Patrick Mendes

Figurino: Patrick Mendes

Programação Visual: Bacae/ Sonoplastia: Rui Bordalo/

Fotografia: Layza Vasconcelos

Registro audiovisual: Michael Valim

Cenário: Marcos Lotufo e Izabela Nascente

Produção executiva: Jambo&Jambú

CENA CURTA: Autômato. Instituto Gustav Ritter. Atriz: Gabrielly Silva.

Local: Sala de Dança CCUFG

Ariel Bauer, Soldado

Direção Geral: Clarice Costa
Sonoplastia: Amanda Marcela Palhares

Release: o Grupo Teatro Ludos inspirou-se livremente na obra de Brecht, Mãe coragem e seus filhos, para criar Fragmentos de Mãe, uma narrativa cênica direta e dura da guerra. Protagonizada por Maria Bauer, que tenta conseguir o impossível, num mundo cruel. Ela busca viver da guerra sem nada perder, em tempos de grande destruição.