Laboratório de pesquisa, performance e registro da música popular brasileira e universal (LABORIS)

Laboratório de Música Popular "Bororó Felipe"

 Laboratórios capa laboris.png

 

Sobre

O Laboratório de Música Popular "Bororó Felipe" da EMAC/UFG (LABORIS) é um espaço que atende as demandas de ensino, pesquisas, extensão e performance de alunos e professores relacionados ao universo da música popular da EMAC. No âmbito do ensino, são ministradas no LABORIS as disciplinas de Instrumento Musical e Prática de Conjunto, onde alunos se reúnem para estudar repertório, arranjos, interação, improvisação e linguagens da música popular.

Atende também a comunidade externa, que usufrui do espaço e seus produtos através de diversos projetos de extensão colaboradores. Alguns projetos que colaboram com o LABORIS: Banda Pequi, Festival de Mùsica Popular da EMAC/UFG, Programa Conversa Instrumental, Sotaque Quinteto, Trompetes do Cerrado, GruBa - Grupo de Estudos de Bateria.

Este laboratório é espaço fundamental para o desenvolvimento e implantação das pesquisas dos professores e alunos no campo da música popular. Tem os seguintes projetos cadastrados: A bateria múltipla e suas performances (Prof. João Casimiro); Elaboração de um banco de transcrições para o estudo da improvisação na Música Popular Instrumental Brasileira (Prof. Everson Bastos).

São professores colaboradores do LABORIS: Ms. Bruno Rejan (baixo e prática de conjunto), Dr. Diones Correntino (piano), Dr. Everson Bastos (piano), Ms Fabiano Chagas (violão, guitarra e Banda Pequi), Dr. Fernando Llanos (etnomusicologia e violão), Dr. Julio Lemos (violão e choro).

 

Vídeos dos trabalhos dos alunos de prática de conjunto

Vídeos do projeto "Falando de Música Popular"

Vídeos de performance dos professores da área de música popular e eventos organizados

 

Detalhes

Professor responsável: João Casimiro

Contato: joaocasimiro@ufg.br 

Sala: Bororó Felipe (fundos do teatro Belkiss)

Finalidade: Ensino, Pesquisa, Extensão, Registro