Concertos UFG - 24 de setembro de 2017

11 horas - Entrada Franca

Fany Solter e Roberto Domingos, piano a 4 mãos

FANYROBERTO

O Duo Solter - Domingos tem uma longa história de grande amizade, admiração profunda relação e interação musical. Ambos brasileiros radicalizados na Alemanha e professores na mesma Universidade de Karlsruhe. Roberto Domingos foi aluno de Fany Solter e desde 1987 segue o seu caminho, hoje trabalha como sucessor desta grande pianista e pedagoga e é responsável por manter este legado por ela traçado. Esta amizade e entrelaço musical é perceptivel também na escolha do programa.

Fany Solter

Nascida em Ilhéus, Bahia, fez seus primeiros estudos no Conservatório de Música Brasileiro do Rio de Janeiro e nos Seminários da Pró-Arte com Homero Magalhães. Aperfeiçoou-se na Alemanha sob a orientação do pianista Carl Seeman, diplomando-se pela Hochschule fuer Musik de Freiburg. Premiada em vários concursos internacionais, como o de Munique e Vercelli, desenvolve intensa atividade como solista e camerista em vários paises da Europa. Tem atuado como solista em concertos com orquestra, entre outras da Orquestra Sinfônica de Praga, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra da Suisse Romande, Orquestra Sinfônica da Radio da Baviera, Israel Camerata de Jerusalem, Filarmônica de Câmara da Polonia, com regentes como Kurt Masur, Lukas Foss, Avner Biron, Vaclav Smetacek, Werner Stiefel, Wojciek Raisky, Ligia Amadio, Kurt Redel entre outros.Desde 1976 é catedrática na Hochschule fuer Musik de Karlsruhe, Alemanha, da qual foi reitora de 1984 até 2001. Apresentou-se em recitais e master classes no Japão, Israel, Russia, Polonia, Italia, Espanha, Estônia, Argentina e Brasil. Nos últimos anos foi membro do juri de concursos internacionais de piano em Genebra, Bruxelas, Luxemburgo, Valencia e Toquio.Grava regularmente para as radios alemãs de Stuttgart, Baden-Baden, Berlim e Colônia, entre outras, além de suas gravações de CDs incluindo a obra completa de música de câmera de Fréderic Chopin.

Roberto Domingos

O pianista iniciou sua formação musical na Escola Superior de Música e Belas Artes do Paraná onde concluiu o Bacharelado em música na classe de Henriqueta Duarte. Logo após transferiu-se para Alemanha como bolsista do CNPq. Vários cursos no Brasil e no exterior completaram a sua formação musical. Roberto se apresenta como recitalista, camerista e solista com diversas orquestras do Brasil e Europa. Tem atuado em diversos países como, Alemanha, Suíça, Polônia, Rússia, Albânia, Espanha e França.Roberto Domingos é pós-graduado pela Escola Superior de Música de Karlsruhe nas classes de Fany Solter e Dinorah Varsi e pelo Conservatório Tchaikowisky de Moscou na classe de Rudolf Kehrer.Desde 1987 reside na Alemanha onde é professor na Escola Superior de Música de Karlsruhe. Masterclasses (China, Coreia, Brasil) e atividades como Jurado de concursos nacionais e internacionais completam a sua atuação musical. Muitos de seus alunos foram vencedores de concursos de âmbito nacional e internacional.

Franz Schubert (1797-1828 )​

Divertissement à la hongroise
Allegretto

Maurice Ravel (1875-1937 )​