Concertos em Goiânia - 09-04-2017

Centro Cultural UFG

11 Horas

Ricardo Tuttmann, tenor

Sua carreira profissional vem sendo pontuada por intensa atividade lírica e camerística em importantes teatros e salas de concerto no Brasil e no Exterior. Apresentou-se sob a direção musical de Christian Thielemann, Eugene Kohn, Romano Gandolfi, Issac Karabtchevsky, Luiz Malheiro, John Neschling e outros destacados maestros internacionais. Vencedor de vários concursos de canto, recebeu o Special Award no III Pavarotti International Competition. Abandonou dez anos de carreira como engenheiro químico e radicou-se na Alemanha, onde permaneceu por nove anos, até 1997, contratado inicialmente pelo Staatstheater Saarbrücken e, posteriormente, pela Staatsoper de Hamburgo. Neste período, apresentou-se em várias cidades do Exterior, como Tóquio, Nagoya, Viena, Barcelona, Tel Aviv, Dresden e Luxemburgo. Dentre os inúmeros papéis que já interpretou no palco figuram D. José (Carmen), Erik (Navio Fantasma), Bacchus (Ariadne auf Naxos) e Ismaele (Nabucco). Graduou-se em Canto com a profª Maria Helena Bezzi e estudou Música de Câmara com o prof. Luiz Senise, com quem forma o Duo Tuttmann – Senise, de música de câmara. Também se apresenta com o violonista prof. Clayton Vetromilla, no Duo Tuttmann – Vetromilla. Ambas as formações foram premiadas pela FUNARTE. Professor de Canto da Escola de Música da UFRJ, realiza, atualmente doutoramento na PUC de Buenos Aires.

AnaFlavia-2017

Ana Flávia Frazão, piano

Sua interpretação possui uma mágica secreta”, descreve o jornal alemão BNN sobre a pianista brasileira Ana Flávia Frazão. Sucesso de crítica e de público em diversos países por onde se apresenta, em razão do toque refinado e bastante expressivo, foi vencedora do Concurso Nacional JK (1992). Entre outras conquistas, destaca-se o primeiro lugar obtido em 2001, com o “Trio Augarten”, na Série de “Concertos da Sala Barroca”, em Kyoto, no Japão. Natural de Goiânia, formou-se na Universidade Federal de Goiás (UFG), cursou mestrado e doutorado com a obtenção de nota máxima na Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha, onde morou por oito anos. Com o contrabaixista Milton Masciadri, lançou seu primeiro CD, Vocalize, em 2004, pelo Selo Sinfônica. Em 2012, gravou toda a obra de Heitor Villa-Lobos para piano e violino, com o violinista alemão Laurent Albrecht Breuninger, pelo Selo Telos. Essa parceria foi mantida na gravação de CD e DVD com obras de compositores franceses e brasileiros, em 2015. A movimentada carreira da pianista é, também, conciliada com a atividade de professora da UFG e com a coordenação de projetos, consolidados nacionalmente como os “Concertos na Cidade”, “Concertos UFG” e o “Simpósio Internacional da Performance”.

F. Schubert (1797 - 1828)

Frühlingstraum (Müller) Op. 89/11 (D. 911/11)

Ungeduld (Müller) Op. 25/7 (D.795/7)

J. Brahms (1833 - 1897)