LEDA - Laboratório Experimental de Direção de Arte

Localização: Sala 08 do prédio da EMAC – Campus Colemar Natal e Silva

Finalidade:

(x) Ensino          (x) Pesquisa         (x) Extensão

O Laboratório de Cenotecnia tem por finalidade central a pesquisa e produção de cenários e de objetos cênicos que compõem o espaço cenográfico, estabelecendo uma relação entre os conceitos eleitos para a encenação, a linguagem do espetáculo, a arquitetura do edifício ou espaço ao qual o cenário estará destinado, bem como, os materiais empregados em sua construção.

Este laboratório favorece a interação entre a teoria e práxis, a passagem do projeto cenográfico aos cenários construídos, explorando diversas técnicas expressivas e construtivas e seus resultados estéticos nos objetos cenográficos, propiciando aos alunos dos cursos de Artes Cênicas e de Direção de Arte, assim como aos demais pesquisadores, uma completa formação.

Além de comportar o maquinário e as ferramentas adequadas para criação ou transformação de cenários e objetos cênicos, o Laboratório, em condições ideais, possuirá espaço para armazenar materiais para criação, manutenção ou reforma das produções cenográficas. O laboratório contará ainda com acervo audiovisual e referências específicas deste campo teatral, entre os quais: maquetes, vídeos, fotografias, livros e revistas relacionadas à cenografia e ao teatro.

Este laboratório é espaço fundamental e primordial para o desenvolvimento e implantação das pesquisas dos Professores e alunos no campo de Cenografia e Cenotecnia para os cursos de Direção de Arte e Artes Cênicas.  Seu uso é destinado às pesquisas, exercícios, Montagens, Mini-cursos, Oficinas, Núcleos Livres, Workshops. Sediará as atividades práticas de projetos de pesquisa, Grupos de Estudos, Núcleos investigativos e aulas da grade curricular. Dos trabalhos realizados neste laboratório, poderão repercutir em artigos, publicações, comunicações, participações em eventos, exposições artísticas, intervenções, entre outros desdobramentos.