Laboratório de Prática e Composição para Violão em Conjunto

On 14/01/13 19:28 .

Unidade Acadêmica/Departamento: Escola de Música e Artes Cênicas

Nome do laboratório:Laboratório de Prática e Composição para Violão em Conjunto.

Responsáveis pelo laboratório: Julio Cesar Moreira Lemos; Fabiano Silva Chagas; Rodrigo Carvalho de Oliveira; Flavia Maria Cruvinel

Localização: Sala 124 - EMAC - Campus Samambaia

Finalidade:

(X) Ensino          (X ) Pesquisa         (X ) Extensão

Este laboratório tem como objetivo a prática de performance e criação de arranjos para violão em conjunto, constituindo-se a formação de orquestras de violão. Observamos que a prática em conjunto de violões tem sido uma prática que colabora para o aprendizado e a integração de alunos de diferentes níveis de domínio técnico do instrumento, bem como de conhecimento musical. Observamos que existe muito pouco material editado de partituras musicais para arranjos de violão em conjunto. Este laboratório tem como objetivo a criação de arranjos musicais a partir da experimentação prática de idéias composicionais aplicadas aos indivíduos, músicos/estudantes de música, envolvidos na prática laboratorial.

Além do estudo prático do instrumento violão os sujeitos envolvidos no laboratório de ensino coletivo de violão têm a possibilidade de desenvolver metodologias de composição de arranjos para conjunto de violões. Os arranjos são criados no laboratório a partir de seções desenvolvidas pelos indivíduos participantes da pesquisa, cada seção é dirigida e supervisionada por um dos responsáveis pelo laboratório.

As partituras produzidas pelas atividades do laboratório são editadas, publicadas e destinadas a constituição de um acervo de partituras disponíveis para uso em aulas práticas de violão em conjunto que acontecem na Universidade, bem como para a formação e constituição do repertório de orquestras de violão que também podem não ter vinculo com a Universidade, apresentando-se assim uma atividade de extensão.