LABORATÓRIO DE PESQUISA, PERFORMANCE E REGISTRO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E UNIVERSAL

In 14/01/13 19:24 .

 

Unidade Acadêmica/Departamento: EMAC

Nome do laboratório: Laboratório de pesquisa, performance e registro da música popular brasileira e universal.

Responsável pelo laboratório: Jarbas Cavendish Seixas

Localização: Sala 110 do prédio da EMAC

INSTRUMENTOS:

Guitarra, Bateria, Contrabaixo, Teclado, Conga, bumbo, pandeiro, agogô, triângulo, caxixi,

flauta transversal, saxofone, trombone, clarinete, cavaquinho, amplificadores de guitarra, baixo e teclado,

EQUIPAMENTOS:

Programas específicos de gravação e edição de partituras com upgrades,

Baquetas diversas para bateria e percussão, paletas para saxofones, surdinas de trombone e trompete.

 

Finalidade:

(x) Ensino          (x) Pesquisa         (x) Extensão

A principal finalidade do “Laboratório de pesquisa, performance e registro da música popular brasileira e universal”, é consolidar de forma definitiva todo um processo de introdução, desenvolvimento e resultados obtidos pelo Núcleo de Música Popular Brasileira da  EMAC/UFG, através de diversas ações em performance, pesquisa e extensão, que ocorrem de forma sistemática e intermitente. Essas partituras alimentam um banco de dados de músicas que podem ser usadas em diversas ocasiões, minimizando um antigo problema na área da música popular que é a falta de partituras.

A pesquisa de repertório e suas adequações de performance, o registro de partituras(atualmente temos mais de 100 músicas editadas de forma padronizada) e por fim, a  divulgação desse produto, confirmado em mais de 120 apresentações da BANDA PEQUI ao longo de 11 anos de existência ininterrupta e da GRAVAÇÃO de um DVD E UM CD.

Atualmente a Banda Pequi, projeto de extensão da EMAC, vem simbolizando o que é de fato o Laboratório: música popular em conjunto, pesquisa de repertório e suas adequações à performance, registro de partituras (atualmente temos mais de 100 músicas editadas de forma padronizada).

Além de “alimentar” a BANDA PEQUI, o Laboratório também assiste diversos outros grupos que são montados semestralmente na disciplina Conjunto Musical MPB, bem como atende demanda exterior à EMAC/UFG.