curso uti neonatal - CARD

Curso realizado pela EMAC buscou capacitar profissionais da saúde para implementar intervenção de musicoterapia em UTI Neonatal

Em 14/12/21 10:29.

O curso reforçou a importância e a necessidade de discussões amplas no setor saúde, com vistas a ampliar o cuidado das intervenções no contexto neonatal, com a utilização da música.

Nos dias 27 e 28 de novembro foi realizado o curso “Introdução à Musicoterapia na UTI Neonatal” ministrado pela musicoterapeuta Ambra Palazzi (Itália). O curso ocorreu via plataforma digital, que contribuiu para que a mesma pudesse ser realizada por pessoas de diversas cidades do Brasil e exterior. A capacitação foi ofertada pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG através do LabPMut em parceria com a Associação Goiana de Musicoterapia.

Os temas abordados e sustentados em estudos científicos reforçaram a importância e a necessidade de discussões amplas no setor saúde, com vistas a ampliar o cuidado das intervenções nesse contexto, com a utilização da música.

Em particular, o curso buscou fornecer aos participantes o embasamento teórico e prático para criar, implementar e avaliar uma intervenção de musicoterapia na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo) com bebês pré-termo e suas famílias. Foi apresentada uma revisão das principais e mais recentes evidências científicas nessa área a nível nacional e internacional e foram mostrados os principais modelos e técnicas da musicoterapia na UTINeo com a perspectiva centrada na família. Foram também discutidos aspectos clínicos relacionados à criação e à avaliação de uma intervenção de musicoterapia na UTINeo, trazendo exemplos de vídeos e casos clínicos. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer experiências práticas de adaptação de repertório para o contexto da UTINeo, análise de vídeos e atividades de composição em grupo.

O curso foi realizado pelo LabPMut/EMAC/UFG, com apoio da FUNAPE, PROEC/UFG, Clínica de Musicoterapia/UFG e Associação Goiana de Musicoterapia (AGMT).


Maiores informações: eliamar_fleury@ufg.br 


curso uti neonatal - eliamar

curso uti neonatal 01

curso uti neonatal 02

Fonte: Profa. Eliamar Fleury

Categorias: Notícias Noticias