O Piano e Suas Perspectivas com Maria Teresa Madeira

: YouTube UFG Oficial

: 18 de Fevereiro 2022 às 17:00

O Piano e Suas Perspectivas com Maria Teresa Madeira

Maria Teresa Madeira é uma pianista com carreira multifacetada. Bacharel em piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Música pela Universidade de Iowa (EUA) e Doutora pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Como solista já esteve à frente de orquestras no Brasil e exterior. Já participou de 15 das Bienais de Música Brasileira Contemporânea, realizando várias estreias mundiais e locais de obras, algumas delas a ela dedicadas, de compositores como Ronaldo Miranda, Tim Rescala, Glícia Campos, Harry Crowl, Gilberto Gagliardi, Claudia Caldeira, João Guilherme Ripper, Gilson Peranzzetta, Leandro Braga e André Vidal. Na área acadêmica, tem compartilhado suas experiências em cursos, workshops e Festivais de Música por todo o Brasil. Já realizou recitais e concertos nos EUA, Colômbia, França, Argentina, Finlândia, Tunísia, Espanha e Alemanha, sempre priorizando a divulgação da música brasileira. Gravou todos os pianos para a Série da TV Globo “Chiquinha Gonzaga”. Atualmente é professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Sua discografia conta com mais de 30 CDs, como solista e camerista, majoritariamente de composições brasileiras. Sua trajetória sempre esteve ligada à música brasileira. Ernesto Nazareth está presente em sua vida musical, seja nos diversos concertos em que apresenta suas obras, seja nos CDs que gravou inteiramente dedicados a ele, tais como Sempre Nazareth (Kuarup, 1997) e Ernesto Nazareth Vol.1 e Vol.2 (Sonhos e Sons, 2003), este último indicado ao Grammy Latino. Em 2016 lançou seu mais importante e desafiador projeto: A Obra Integral de Ernesto Nazareth, caixa com 12 CD´s, que pela primeira vez registra a totalidade de sua obra. No ano de 2020 a caixa foi relançada pelo selo Mills Records com mais uma música de Nazareth descoberta em 2017, totalizando agora 216 músicas nesta Integral (2a. edição) Em fevereiro de 2020, lançou sua primeira edição crítica de partituras, Chiquinha Gonzaga para Todos, em parceria com o pesquisador Wandrei Braga, contendo 145 obras para piano solo de autoria de Chiquinha Gonzaga, em quatro volumes organizados em ordem progressiva de dificuldade Recebeu também em outubro de 2020 junto com a saxofonista Maria Bragança o prêmio de "Melhor Instrumentista pela Rádio Inconfidência” de Minas Gerais com o CD Duas Marias.