O Piano e Suas Perspectivas com Alejandro Lavanderos

: YouTube UFG Oficial

: 04 de Fevereiro 2022 às 17:00

O Piano e Suas Perspectivas com Alejandro Lavanderos

Alejandro Lavanderos é Flautista, pesquisador, professor e gestor cultural. Aluno de Pierre-Yves Artaud e ex-bolsista do governo francês, é detentor do Primeiro Prêmio em Flauta Transversal, do Diploma de Pós-Graduação em Pedagogia Instrumental e do Diploma de Pós-Graduação em Aperfeiçoamento Instrumental no Conservatório Regional Nacional de Boulogne-Billancourt e na Ecole Normal de Musique “Alfred Cortot” de Paris, respectivamente. Foi professor nas universidades mais importantes do país e fundador do XXI Ensemble da Universidade Católica do Chile, do Antara Music Project, da Orquestra Chilena de Flautas, do Núcleo de Experimentação Sonora de Chiloé e do VOQI Current Music Ensemble.
Atualmente é professor da cadeira de flauta do Instituto de Música e diretor do ANTARA, Programa de estudo, pesquisa, criação e divulgação da música latino-americana atual do Instituto de Música da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso e membro do comitê acadêmico e Professor Visitante no Mestrado em Criação Musical, Novas Tecnologias e Artes Tradicionais da Universidade Nacional de Tres de Febrero, Argentina.
É diretor artístico do Festival Musical de Chiloé e conselheiro acadêmico da Associação Cultural Codarte Chiloé. Foi diretor e organizador do festival “Presenças da Música Atual na América Latina”, dos encontros “Forum de la Flauta” e do festival “Flutas de América”. Preside o Conselho de Música Chileno - CIM, a Rede de Pesquisa e Criação Musical da América RICMA e foi secretário executivo do Conselho de Música das Três Américas COMTA. Como intérprete, atua em diversos festivais, encontros e concertos no Chile e no exterior (França, Itália, Alemanha, Brasil, Argentina, Peru, México, Equador, Bolívia e Paraguai). Mais de 80 obras de compositores chilenos e estrangeiros foram dedicadas a ele, renovando o repertório e uso do instrumento em seu país, sendo o pioneiro na incorporação de instrumentos tradicionais sistematizados na criação musical contemporânea.