O piano e suas perspectivas com Maestro Marlos Nobre

O piano e suas perspectivas com Maestro Marlos Nobre

Evento

: YouTube UFG Oficial

: 15 de Outubro 2021 às 17:00

O piano e suas perspectivas com Maestro Marlos Nobre

 

Maestro Marlos Nobre Estudou com Camargo Guarnieri, Koellreutter, Alberto Ginastera, Ilivier Messiaen, Luigi Dallapiccola, Bruno Maderna e Aaron Copland.
Em 2005 Marlos Nobre recebeu por unanimidade o importante Prêmio Tomás Luís de Victoria da SGAE - Sociedad de Derechos de Autor, em Madrid, Espanha, concedido por unanimidade pela primeira vez em sua história. Na entrega do prêmio foi lançado na Espanha o livro Marlos Nobre: El sonido del realismo mágico, de Tomás Marco, editado pela Fundación Autor de Madrid.
O catálogo de obras de Marlos Nobre alcança mais de 245 obras, todas editadas por sua própria editora, a Marlos Nobre Edition.
Algumas de suas obras também são editadas pela Editions Max Echig e Boosey & Hawkes. Ocupou no Rio de Janeiro a direção musical da Rádio MEC (1971) e do Instituto Nacional de Música da Fundação Nacional de Arte do Brasil (1976). Entre 1985 e 1987 foi Presidente do International Music Council of UNESCO, em Paris, passando também a dirigir Fundação Cultural de Brasília Distrito Federal em 1988 a 1990. Foi diretor musical da Rádio MEC.
Recebeu encomendas da Universidade de Indiana (Indiana, U.S.A.), da Universidade de Yale (U.S.A), da Texas Christian University (U.S.A.).
Foi o primeiro brasileiro a reger a Royal Phillarmonic Orchestra de Londres, em 1990. Entre outras orquestras regeu a Orchestre Philharmonique de l'ORTF em Paris; l´Orchestre de la Suisse Romande; l'Orchestre de l'Opéra de Nice, France; Orquesta Filarmónica del Teatro Colón em Buenos Aires, Orquesta Sinfónica no México, Orquesta Sinfónica de Cuba. Atualmente ocupa a cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Música. Foi professor visitante da Universidade Yale, da Juilliard School, da University of Texas e da Indiana University. Suas obras no total de 160 composições são publicadas pelas editoras Max Eschig (Paris), Boosey & Hawkes (Inglaterra) e Marlos Nobre Edition Rio de Janeiro. Na atualidade é diretor musical e regente titular da Orquestra Sinfônica do Recife.
Em 2019 escreveu seu Concerto para cello e orquestra nº 1 estreado pelo célebre violoncelista Antonio Meneses e executado pelas Orquestras OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Orquestra Gulbenkian de Portugal, a Orquestra de Minas Gerais, a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Filarmônica de Goiás.