O Piano e Suas Perspectivas com Regiane Yamaguchi e Gisele Pires Mota

: YouTube UFG Oficial

: 03 de Setembro 2021 às 17:00

O Piano e Suas Perspectivas com Regiane Yamaguchi e Gisele Pires Mota

Fundadoras, Presidente e Vice-presidente da recém criada Associação Brasileira do Piano Colaborativo, a pianista, professora e pesquisadora Dra. Regiane Yamaguchi acumula prêmios e performances nacionais e internacionais. É doutora pelo renomado Cleveland Instituteof Music em Piano Colaborativo e mestre em Performance e Pedagogia do Piano pela Penn State University, ambas nos EUA. Na Europa, especializou-se em piano na Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha) e é bacharel em piano pela Unicamp. Foi premiada por dois anos consecutivos tanto no “CIM Darius Milhaud Competition” quanto no “Penn State Graduate Exhibition” (EUA), e no Brasil acumula prêmios em concursos de piano e de música de câmara nacionais e internacionais, além de atuar intensamente como pianista camerista. Foi solista no prestigioso Carnegie Hall junto ao maestro Dr. Vladimir Silva e o Coro de Câmara de Campina Grande. Foi solista com a Orquestra Sinfônica de Campinas, CIM New Music Ensemble, Penn State Graduate Quartet e CIM Percussion Ensemble. Atuou com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e com a Orquestra Sinfônica da UFRN. Foi professora por quatro anos do festival Summer Music on the Shannon (Irlanda) e participou de inúmeros importantes festivais. Atuou como artista convidada e professora de várias versões do Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba dentre outros. Seus trabalhos acadêmicos já foram publicados no Brasil, EUA e pela editora alemã Springer. Regiane já atuou como professora na Penn State University e na Case Western Reserve University (EUA), e na UFRN. Foi pianista colaboradora no Cleveland Institute of Music, trabalhou no Festival de Música de Londrina nas classes de Zwinglio Faustini e Niza Tank, e na classe de Adriana Kayama na Unicamp. Já foi aprovada como pianista de ballett do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, funcionária pianista da UFPB e da UFRN, e atualmente é pesquisadora de pós-doutorado em Portugal, na Universidade Nova de Lisboa, e professora de Piano e Co-repetição na Universidade Federal de Campina Grande. Junto ao trompetista Rudson Ricelli, forma o Duo Resound, que desenvolve trabalho de música brasileira tendo se apresentado recentemente na França, Alemanha, Portugal, e Brasil.
Professora de Piano, Música de Câmara e Colaboração Pianística da Universidade de Brasília, Gisele Pires Mota possui pós-doutorado em Música Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa-Portugal, doutorado em Piano Performance – Acompanhamento e Música de Câmara (Florida State University -EUA), mestrado em Performance Musical (Universidade Federal de Goiás) além de aperfeiçoamento com a pianista russa Anastasyia Evsina e masterclasses com Margot Garret, Warren Jones, Simone Dinnerstein, Moura Castro, Sergei Dukachev entre outros. Já tocou com instrumentistas e cantores dos EUA, Hungria, Áustria, Korea, França, Porto Rico, em óperas no Brasil e nos Estados Unidos, em coros e também em peças de teatro. Faz parte do Duo Calliandra e do Brasília Ensemble. Além da carreira de pianista colaboradora, apresentou recentemente recitais solo com repertório polonês e brasileiro em turnê pela Europa.
Participou como convidada da gravação de diversos CDs e em 2014 lançou o CD “Luz e Névoa – Canções de Câmara de Alberto Nepomuceno” com o tenor André Vidal, sendo este o primeiro registro somente com canções em português do compositor. Apresentou-se em diversas cidades do Brasil, Estados Unidos e em turnê pela Europa. Vem atuando como professora e palestrante em festivais de música nacionais e internacionais como pianista e camerista. Como pesquisadora, é coordenadora do Laboratório de Pesquisas Pianísticas - LPP do Departamento de Música da UNB onde tem desenvolvido estudos e publicado artigos sobre a inter-relação entre poesia e música, repertório cancional brasileiro, formação e mercado de trabalho do pianista, música contemporânea para piano e resgate da obra pianística e camerística de compositoras brasileiras.