O Piano e Suas Perspectivas com Isabel Rei Samartim

: YouTube UFG Oficial

: 30 de Julho 2021 às 17:00

O Piano e Suas Perspectivas com Isabel Rei Samartim

Isabel Rei Samartim (1973) é doutora em História, Geografia e História da Arte pela Universidade de Santiago de Compostela com a tese A guitarra na Galiza. Titulada em Guitarra no Conservatório Superior de Música da Crunha estudando com o professor António Rocha Álvarez. Posteriormente recebeu aulas de outros intérpretes, formando-se principalmente com David Russell e Thomas Müller-Pering.

Foi premiada no Ciclo de Jóvenes Intérpretes da Fundação Pedro Barrié de la Maza (Crunha), no Concurso Internacional de Guitarra de Cantabria (Comillas), no Concorso Internazionale di Chitarra Fernando Sor (Roma) e nos Concursos Internacionais de Guitarra Vila de Petrer (Alacant) e Andrés Segovia de Linares (Jaén).

Tem participado nos Festivais de Guitarra de Udine (Friuli, Itália) e Semana da Guitarra (Vigo), atuando também no Via Stellae e Festigal (Compostela), na Semana do Corpus (Lugo) e nos Colóquios da Lusofonia (Bragança).

Estudou na Hochschule für Musik «Franz Listz» de Weimar (Alemanha) com Thomas Müller-Pering realizando o curso de estudos complementares Ergänzungstudium.

Trabalha como professora no Conservatório Profissional de Música de Santiago de Compostela, atividade que combina com recitais na Bélgica, Alemanha, Itália, Portugal e Galiza.

Em 2010 realiza concertos em Rio de Janeiro e Florianópolis, Brasil, onde toca música galega. Também publica junto com José Luís do Pico Orjais a edição crítica do cancioneiro popular «Ayes de mi pais» de Marcial Valladares, Editora Dos Acordes. No mesmo ano o Anuário de Estudos do Barbança, ou revista Barbantia, publica a sua “Suite Rianjeira”, conjunto de seis melodias populares arranjadas para guitarra.

Em abril de 2011 realiza a abertura do III Congresso Internacional sobre Cultura Céltica com um recital de melodias populares dos diversos países celtas arranjadas para guitarra, intitulado “Suite Céltica”. Em julho participa junto com Ugia Pedreira na homenagem a Rosalia de Castro, apresentando canções, arranjadas para canto e guitarra, do cancioneiro de Valladares. Em setembro consegue o Diploma de Estudos Avançados pela Universidade de Santiago de Compostela, USC, com o trabalho “Iconografia musical em Santiago de Compostela: do século XII ao XIX”.

Participa na edição do caderno A música dos seis poemas universais de Ernesto Guerra da Cal (Dos Acordes / AGLP, 2012), na edição do livro Proel e o Galo, Poesia e prosa galega completa, de Luís G. Amado Carvalho (Edições da Galiza, 2012) e realiza o prólogo do caderno de música para guitarra Froles d'Ouro (Dos Acordes, 2012).

Em 2014 grava o CD "A Viola no Século XIX: Música de Salão na Madeira", com obras pertencentes ao novo arquivo de música para guitarra achado na Madeira (Portugal), em colaboração com as instituições madeirenses.