O Piano e Suas Perspectivas com Sergio Medina

: YouTube UFG Oficial

: 21 de Maio 2021 às 17:00

O Piano e Suas Perspectivas com Sergio Medina

Sergio Medina completou seus estudos musicais na Escola de Música da Universidade de Guadalajara com Fernando Corona e Enrique Flórez onde obteve os títulos de "Instrutor de Música" em 1976 e de "Professor no Ensino de Violão" em 1980, recebendo o título distinção de melhor aluno do ano. Mais tarde, ele obteve o Bacharelado em Música por nivelamento.
Em 1981 recebeu uma bolsa do governo francês para realizar estudos avançados na L'Ècole Normale de Musique de Paris, onde obteve o “Diplôme d'Execution de la Guitare” sob a direção do maestro Alberto Ponce, com quem estudou por seis anos. Durante a sua estadia naquele país realizou também estudos de especialização em música renascentista e barroca no Conservatoire Nationale de Musique du Raincy, com o maestro Javier Hinojosa e em 1987 obteve o “Diplôme Superieur de Musique Ancienne”. A Universidade de Guadalajara concede-lhe o nível de Mestre para a validação de seus estudos no referido país.
Participou de cursos avançados ministrados por importantes professores como Manuel Barrueco, Leo Brouwer, David Russell e Hopkinson Smith. Tem desenvolvido um importante trabalho na música contemporânea trabalhando em estreita colaboração com vários compositores, destacando de forma especial o seu encontro em 1983 com o grande compositor espanhol Mauricio Ohana, com quem trabalha no seu concerto “Tres Gráficas”. Simultaneamente à sua carreira solo, realiza regularmente concertos com vários grupos de música de câmara. Grande parte do repertório apresentado com esses grupos é composto por obras de diferentes épocas e compositores em versões originais de sua autoria.
Fez várias digressões, ministrando cursos e concertos em vários países como França, Alemanha, Espanha, Itália, Dinamarca, Estados Unidos e República Mexicana. Dentre os CD´s gravados, estão: “Guitarra Latino-americana”, “Guitarra Poética”, “Recital” e “Con Alma Latina”, esta última com música latino-americana para dois violões.
Simultaneamente à carreira de solista, trabalha desde 1988 como mestre em violão e pesquisador do Departamento de Música da Universidade de Guadalajara. Esta instituição publicou o livro: "Manual de Leitura e Transcrição de Tabs dos Séculos XVI ao XVIII" e "Inovações Musicais, Quatro Estratégias de Aprendizagem", do qual participou como co-autor. Como professor, faz parte do corpo acadêmico “Inovações Pedagógicas em Música”, grupo com o qual tem desenvolvido importantes projetos de pesquisa e divulgação. Participa regularmente em congressos, ministrando conferências e cursos relacionados com a interpretação da música barroca ou com a divulgação de várias pesquisas relacionadas com a pedagogia, a interpretação e a formação integral do concertista. Ele publica regularmente artigos sobre esses temas em livros e revistas especializadas. Desde 2010 ele é Chefe do Departamento de Música da Universidade de Guadalajara.