O Piano e Suas Perspectivas com Moema Craveiro

O Piano e Suas Perspectivas com Moema Craveiro

Evento

: YouTube UFG Oficial

: 30 de Abril 2021 às 17:00

O Piano e Suas Perspectivas com Moema Craveiro

 

A pianista, compositora, especialista em Musicoterapia e educadora Moema Craveiro Campos é natural de Goiânia-Goiás. Desde criança teve sua formação musical ambientada tanto na música popular quanto erudita. Iniciou seus estudos de piano aos 5 anos com a professora Tânia Cruz, passando a infância improvisando livremente e adaptando músicas populares ao piano e ao acordeon presenteado pelo pai.
Graduou-se em piano pela Universidade Federal de Goiás, na classe da professora Vanda Fleury Amorim, tendo aulas na mesma instituição com Camargo Guarnieri. Como aluna especial da Universidade de Brasília, estudou com Conrado Silva e Emílio Terraza.
No Rio de Janeiro, cursou Pós-graduação em Musicoterapia e Mestrado em Educação Musical, ambos pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, cuja dissertação adaptada em livro, foi editada no ano 2000 pela Enelivros Editora e Livraria Ltda com o nome de: A Educação Musical e o Novo Paradigma. Ainda na capital carioca, estudou técnica e repertório do piano erudito com Linda Bustani, harmonia da música popular com Luiz Eça, contraponto e análise musical com H. Koellreutter. Foi sócia fundadora da Sociedade Goiana de Musicoterapia.
Na cidade de Brasília, sempre foi pianista reconhecida tanto na área popular quanto erudita, participando de projetos pioneiros e escrevendo arranjos para coro e orquestra. Como pianista solista, camerista, arranjadora e compositora, percorreu várias partes do mundo, como Cuba, Alemanha, Brasil, Cabo Verde, Argentina, Equador, Portugal, Estados Unidos. Apresentou-se com os atores Guilherme Karan, Stela Miranda e Miguel Falabela. Foi também professora concursada do Colégio Pedro II por 5 anos e orientadora de monografias do curso de Musicoterapia do Conservatório Brasileiro de Música.
Premiada no Primeiro Concurso Nacional de Música Contemporânea para Compositoras Brasileiras em 1992, tendo a cantora Wilzy Carioca como intérprete de sua composição Ponto de Fuga, com poema de Lena Ponte, quando recebeu bolsa de estudos para a Alemanha pelo Göethe Institut. Usando poemas de Cora Coralina, compôs para as irmãs Stela e Rosa Brandão o ciclo Cantando Cora, executado em primeira audição em agosto de 2002, no recital “Amizade Bélgica – Brasil, patrocinado pela Embaixada da Bélgica. Assim como sua composição com o poema de Cecília Meirelles- “Canção dos Três Barcos”-, composta exclusivamente para recital sobre a canção brasileira nesse país. Foi quem inaugurou a convite, na cidade histórica de Goiás, o espaço cultural Casa de Cora, ao lado do flautista Sidnei Maia.
Em dezembro de 2006, a convite do embaixador Lauro Moreira, foi concertista no mosteiro de Alcobaça e na Sala dos Espelhos do Palácio Foz em Lisboa, além de ter sido enviada para Cabo Verde, pela missão da CPLP- Comunidade de Países de Língua Portuguesa- junto a Embaixada do Brasil, para recital no auditório do Instituto Camões. Lá voltou em 2007 para mais 2 recitais pela Embaixada do Brasil, um como solista e outro, ao lado do próprio embaixador, num concerto de música e poesia brasileiras. Nesse mesmo ano, acompanhou a cantora Stela Brandão em apresentação de música brasileira em programa da Biblioteca Brasileira de Nova York. Em 05 de Setembro de 2009, na mostra de música brasileira erudita e popular em Chicago, por ocasião do Brazilian Independence Day Celebration, na Old Town School of Folk Music.

Livros editados:

1) “A Educação Musical e o Novo Paradigma”, Enelivros, 2000;
2) “13 Pequenas Peças Brasileiras”, Vitale, 2002;
3)”Falando de Piano com Linda Bustani e Luiz Eça”, Multifoco, 2017;
4)“13 Pequenas Peças Brasileiras”, vol 2 edição da autora, 2019.
5) Atualmente, prepara o vol 3, do “13 Pequenas Peças Brasileiras” agora com duos.

CDs:

1)“Legado”(2013), Cd com Stela Brandão,
2) “Contos & Cantos”( 2013),
Participação como pianista em filmes: “A Esfinge- Floriano Peixoto”