O Piano e Suas Perspectivas com Elyanna Caldas

: YouTube UFG Oficial

: 23 de Abril 2021 às 17:00

O Piano e Suas Perspectivas com Elyanna Caldas

Natural do Recife, iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade, sob a orientação de Hilda e Nysia Nobre, realizando aos dez anos o seu primeiro recital de piano. Aos dezessete anos, como aluna de Waldemar de Almeida, representou o Brasil no V Concurso Internacional Frederico Chopin realizado em Varsóvia, Polônia. Detentora do 1º prêmio no Concurso Magda Tagliaferro (Rio de Janeiro/1957), partiu para Paris com bolsa de estudos de um ano. Em seguida fez curso de especialização chopiniana na Polônia com a professora Marguerita Trombini-Kazuro. Em Viena foi aluna de Bruno Seidlhofer e freqüentou os Festivais de Salzburg em 1957, 1958 e 1967.
Professora fundadora do Curso de Música da Universidade Federal de Pernambuco, dedicou- se ao ensino de piano entre 1960 e 1986. Também professora do Conservatório Pernambucano de Música, onde ocupou o cargo de Presidente de 1987 a 1991 e de 1995 a 1999. Na tentativa de ampliar as perspectivas profissionais do artista nordestino, fundou em 1983 o Movimento Arte e Cultura do Nordeste que visava a uma maior integração entre os diversos campos de atividade. Entre 1983 e 1986, tal movimento realizou intensa temporada congregando artistas de várias áreas, incentivando, sobretudo, a descoberta de jovens valores. Idealizou e coordenou no Recife os Festivais Schumann/Chopin (2010), Liszt/Mendelsohn (2011) e Debussy/Albeniz (2012), sob o patrocínio do Governo do Estado. Atualmente coordena a programação “Música na Academia”, mantido desde 2014 pela Academia Pernambucana de Letras. Como concertista exerce intensa atividade. É licenciada em Música pela École Normale de Musique de Paris e em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Voltou à Europa em 1967-1968 para novos cursos de aperfeiçoamento e pedagogia pianística. Como bolsista do governo francês realizou, na qualidade de Presidente do Conservatório Pernambucano de Música, estágio de observação nos Conservatórios Erik Satie e Gabriel Fauré de Paris entre abril e junho/1997. Gravou cinco CDs: “Simplesmente Capiba”, com obras para piano do compositor, Capiba, Valsas Choros; “O Charme da Valsa e do Maxixe”, com obras do paulista Aurélio Gregori; “Tritonis” e “O Piano em Pernambuco”, com músicas de autores pernambucanos dos fins do séc.XIX e inícios do séc. XX . Em 2002 lançou o livro “Caminhos de uma Pianista” onde relata o seu trajeto musical.