O Piano e Suas Perspectivas com José Carlos Vasconcellos

: O Piano e Suas Perspectivas com José Carlos Vasconcellos

: 26 de Março 2021 às 17:00

O Piano e Suas Perspectivas com José Carlos Vasconcellos

Vasconcellos estudou sob orientação dos Profs. Aracy Pereira da Silva, Luiz Carlos de Moura Castro e Myrian Dauelsberg. Participou de festivais de música em Portugal, Espanha e Itália, nos quais teve contato com mestres como Helena Sá e Costa e Ludovica Mosca. Integrou por cerca de dez anos um duo pianístico com a Profa. Aracy Pereira da Silva, com intensa atividade no Rio de Janeiro, divulgando numeroso repertório para essa formação. Apresenta-se no Brasil desde o final dos anos 1990, e desde 2014 vem tocando com frequência também no Projeto Música no Museu, inclusive na sua versão internacional, pela qual já deu concertos em Portugal e Alemanha. Apresentou-se recentemente também na França, nos Estados Unidos e na Argentina. Seu estudo A Natureza do Brasil no Piano de Villa-Lobos (já publicado como livro) lhe valeu a nomeação como membro da Academia Nacional de Música e a participação em simpósios e congressos sobre o compositor, no Brasil (Simpósio Villa-Lobos, na USP, em 2019) e no exterior (Experiencing Villa-Lobos, na Virginia Commonwealth University, Richmond-EUA). Seus recitais foram transmitidos pela TV Brasil, TV Cultura e pela Rádio MEC. É também Procurador do Estado do Rio de Janeiro e professor de Direito Constitucional da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.