O Piano e Suas Perspectivas com Ricardo Tacuchian

: YouTube UFG Oficial

: 05 de Março 2021 às 17:00

O Piano e Suas Perspectivas com Ricardo Tacuchian

“Compositor, regente, multi-instrumentista, professor e pesquisador, Ricardo Tacuchian é considerado, depois de Villa-Lobos o maior compositor para violão do país. É o criador do Sistema-T de organização de alturas. Seu catálogo musical possui mais de 250 peças executadas em salas de concertos do Brasil e do exterior” (FMBC). Sua obra contém mais de 250 títulos, e sua composição Transparências foi apresentada no Carnegie Hall em 1996, com excelente crítica do New York Times.
Doutor em Música pela University of Southern California, suas composições já foram tocadas nas salas mais importantes de todo o mundo, bem como seus artigos publicados em diversos países. A Academia Brasileira de Música foi agraciada com sua cadeira em 1981.
Foi professor em várias instituições brasileiras, americanas e europeias e criou o Panorama da Música Brasileira Atual, o mais antigo festival de música brasileira contemporânea em atividade. Como compositor participou, entre outros festivais, da Tribune Internationale des Compositeurs du Conseil lnternational de la Musique, da UNESCO (1977); do International Society of Contemporary Music/World Music Days (1978); do Music of the Americas Festival 2001, da Florida International University, e do Other Minds Music Festival 8, em São Francisco, Califórnia (2002). Teve obras executadas em todas as edições da Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Em 2000, com bolsa da Rockefeller Foundation, foi compositor residente na Villa Serbelloni, em Bellagio, Itália, dentre vários outros. É consultor ad hoc da CAPES, CNPQ, FAPERJ, UERJ, SBPC, The Rockefeller Foundation, John Simon Guggenheim, dentre outras.