O Piano e suas Perspectivas com Luiz Medalha

: YouTube UFG Oficial

: 22 de Janeiro 2021 às 17:00

O Piano e suas Perspectivas com Luiz Medalha

Luiz Medalha iniciou seus estudos de piano com Ordália Jacobino e depois com Arnaldo Estrella, a quem deve grande parte de sua formação pianística e musical. Foi Bolsista dos governos francês, húngaro e alemão de 1964 a 1973, estudou sob a orientação de Jacques Février em Paris, de Pál Kadosa em Budapest, e de Karl Engel e Hans Leygraf em Hannover, obtendo o mais alto título concedido a músicos na Alemanha: Solistenprüfung. É detentor de vários prêmios em concursos nacionais de piano, dentre os quais destacam-se o 1o. Concurso Nacional de Piano do Rio de Janeiro em 1960, o 4o. concurso Nacional de Piano da Bahia em 1964. Obteve também dois primeiros prêmios internacionais: Concurso Internacional Casagrande em Terni, Itália, em 1971 e Concurso Internacional de Viña Del Mar no Chile em 1974. Em 1976 recebeu o prêmio "Melhor Recitalista do Ano"concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Sua atuação como solista e recitalista no exterior inclui apresentações na França, Suíça, Itália, Alemanha, Polônia, Chile, Uruguai e na Costa do Marfim, além das principais salas de concerto do Brasil. Atuou como camerista ao longo de toda sua vida profissional e, a partir de 1988, passou a integrar o Quarteto da Guanabara na vaga deixada por Arnaldo Estrella. No âmbito das atividades pedagógicas, Luiz Medalha lecionou por três anos na Escola Goethe de Hannover, foi assistente de Arnaldo Estrella e recebeu convites para ministrar cursos em várias universidades do Brasil e do exterior. Foi por dois anos Professor Visitante da Escola de Música da UFRJ. Atualmente, é professor aposentado da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.