O Piano e suas Perspectivas Lilian Mendonça

: YouTube UFG Oficial

: 25 de Setembro 2020 às 17:00

O Piano e suas Perspectivas Lilian Mendonça

Lilian C. Mendonça - Iniciou seus estudos aos 4 anos de idade com a professora Odete Alamy. Aos seis (6) anos fez seu primeiro recital. Participação em diversos recitais e também na TV. Aos 13 anos iniciou suas atividades didáticas. Fundou a escola LÍLIAN CENTRO DE MÚSICA, onde é diretora e professora de piano, formação musical e desenvolvimento da inteligência. Fez vários Cursos de Piano, Interpretação Pianística e Estética Musical com renomados professores, tais como: Arnaldo Estrella , Bruno Seidlhofer, Maestro Camargo Guarnieri, Maria Luiza Priolli , além de aulas mensais com Belkiss Carneiro de Mendonça, entre outros. Participou diversas vezes do Werkstattkonzert em Salzburg no Internationale Sommerakademie Mozarteum na classe de Sergei Dorensky, Riccardo Risaliti. Por várias vezes .em cursos especiais na Rússia, teve aulas com os pianistas: Alexander Mndoyants, Sergei Dorensky, Yuri Arapetian, Helena Richter, Natalia Trulle, Igor Gavrych. Fez Pesquisas sobre o Ensino Musical em diversos locais: Austrália, Europa, Américas, China, Japão, África do Sul, destacando o curso de inverno em Londres, onde teve master class com Claudio Arrau. Por vários anos seguidos frequentou cursos nos Institutes for the Achievement of Human Potential (IAHP), tendo como mestre Glenn Doman; Curso Jaques-Dalcroze em Genebra, Hungria e outros países. Conta com mais de dois mil alunos do LÍLIAN CENTRO DE MÚSICA que obtiveram a primeira classificação em concursos nacionais e internacionais de piano, música de câmara, piano a quatro mãos, violão, flauta transversal, e mais de quatro mil foram classificados em segundo, terceiro lugar e menção honrosa desde 1966 até nossos dias. É sempre convidada para participar em congressos, cursos e bancas de concursos, bem como para ministrar cursos sobre o método de ensino criado por ela sobre música e desenvolvimento da inteligência em vários países, como Índia, China, Hungria e estados do Brasil. Produz Várias realizações no Lilian Centro de Música, como: apresentações, recitais e peças em teatros de Goiânia e outras cidades, além de promoções com artistas compositores professores famosos como Marlos Nobre, Sergei Dorensky, os Canarinhos de Petrópolis, Mauricy Martin, David Korevaar, Thereza Bogard, Diego Caetano, Almeida Prado, Miguel Proença etc.
Sobre seu curso "Música e Desenvolvimento da inteligência" esse método tem a nítida preocupação com a questão da cultura musical, reciclando e estimulando a descoberta de novos valores, numa abordagem mais diretamente voltada para um fazer artístico conjugado à necessária reflexão sobre o desenvolvimento, aprendizado e, consequentemente , como adquirir mais inteligência. Lilian Carneiro de Mendonça considera que a musicalização de crianças e adultos deve ser feito por meio do instrumento como conhecimento prévio do mesmo, com a utilização do grupo como incentivo, controle, modelo e espelho para aquisição das habilidades pretendidas pelo método do LÍLIAN CENTRO DE MÚSICA ou seja: na prática musical, internalizar conhecimento matemático, linguístico, de física, geografia, história, etc, utilizando a melodia, o ritmo e movimento como elementos importantes na abertura dos canais de comunicação e a interdisciplinaridade.