O piano e Suas Perspectivas com Ivan Vilela

O piano e Suas Perspectivas com Ivan Vilela

Evento

: YouTube UFG Oficial

: 11 de Setembro 2020 às 17:00

O piano e Suas Perspectivas com Ivan Vilela

 

Doutor em Psicologia Social pela USP, Mestre e graduado em Composição Musical pela NICAMP, onde foi aluno de Almeida Prado. É professor na Faculdade de Música e no
Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisador do Instituto de Etnomusicologia, INET-md, da Universidade de Aveiro no Projeto Atlântico Sensível, AtlaS, onde atualmente pesquisa trânsitos e relações sociais dos cordofones portugueses no Atlântico lusófono.
Criador do primeiro curso de viola brasileira em nível universitário no mundo, na USP, onde, além de ser o professor do Bacharelado em Viola Brasileira também leciona História da Música Popular Brasileira, Percepção Musical e Produção Radiofônica.
Em disco autoral ou junto a grupos foi indicado a prêmios da Música Brasileira: Prêmio da Música Brasileira (2011) com o CD Mais Caipira, Prêmio IBAC de Cultura Popular Brasileira (2009) pela inserção da viola brasileira no ensino universitário. Interações Estéticas – FUNARTE com o CD Do Corpo à Raiz (2009). Prêmio Rival-BR com o CD Orquestra Filarmônica de Violas (2005), indicado na categoria Atitude. Prêmio Sharp com o CD Paisagens (1998), indicado como Revelação Instrumental. Prêmio Movimento de Música Brasileira, melhor disco instrumental do ano, Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) melhor conjunto de câmara e Medalha Carlos Gomes da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo com o CD Espiral do Tempo - Anima (1997). Duas indicações ao Prêmio Sharp com o CD Trilhas - Trem de Corda, 1994. Medalha Carlos Gomes da Secretaria Estadual de Cultura – SP. Medalha Carlos Gomes da Prefeitura Municipal de Campinas pelo trabalho desenvolvido com a Orquestra Filarmônica de Violas.
Possui 18 discos gravados entre solos, duos e formações orquestrais. Desde 1996, realiza apresentações no exterior tendo tocado na Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Portugal realizando concertos e conferências em salas de espetáculos e universidades.
É diretor musical do Instituto Çarê que está voltado à criação de uma rede de apoio a músicos brasileiros em idade avançada e à catalogação e registro das obras musicais completas destes músicos. No prelo, os songbooks de Heraldo do Monte e de Antonio Madureira (Quinteto Armorial e Quarteto Romançal) e digitalização e edição de todo o acervo de pesquisa sobre música indígena no Brasil feito pela compositora e cantora Marlui Miranda.
Apresentou-se como solista com diversas orquestras do Brasil como Orquestra Municipal de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica do Mato Grosso, Orquestra de Câmara da UFPB, Orquestra de Câmara Villa-Lobos, Orquestra de Indaiatuba, Orquestra de Câmara de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Mato Grosso do Sul, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica de Limeira, Orquestra de Cordas dedilhadas do Projeto Guri, Orquestra Filarmônica de São Carlos, Orquestra Experimental da UFSCAR, , Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra de Câmara da USP.
Mantém atividade musical estreita com o Quarteto Cidade de São Paulo.
Foi criador, diretor e arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas de 2001 a 2010. Dirigiu também a Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos, ligada à Fundação Cultural Cassiano Ricardo nos anos de 2015 e 2016.
Foi o consultou do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Minas Gerais (IEPHA-MG) no processo de tombamento e patrimonialização da viola como um bem imaterial do Estado de Minas Gerais, em 2016-2017.
É responsável pelo projeto de criação de um curso superior de música que utiliza uma metodologia brasileira de ensino, proposta inédita no Brasil, concebida a pedido da
Universidade de Taubaté, SP.
Compôs a Ópera Caipira Cheiro de Mato e de Chão, sobre libreto de Jehovah Amaral. Foi o consultor musical do Museu da Pessoa no projeto de criação do portal sobre o Clube
da Esquina (2004). Criador e curador do Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola (2004 e 2005) e consultor do Projeto Música Paulista (2009). Foi coordenador do Curso Música e Saúde voltado ao preparo de músicos atuantes em instituições de pacientes em longa permanência de 2011 a 2017. Curador do Selo SESC para a série Viola Paulista. Curador da Série Viola Erudita, SESC Pinheiros.
Membro do Conselho Editorial da Revista de Cultura Artística da FEALQ – ESALQ – USP, da Revista Resgate do Centro de Memória da UNICAMP e da Música em Revista, também da
UNICAMP. Parecerista da FAPESP, EDUSP, ANPPOM e de várias revistas acadêmicas.
Organizou para a Revista USP n.87 (2010) uma edição sobre Música Popular Brasileira numa perspectiva fora dos cânones e a Revista USP n. 111, sobre Música Popular Brasileira na USP. Possui publicações sobre temas relacionados à história social, música, turismo rural e cultura popular, algumas delas em revistas indexadas internacionalmente.
Seu livro Cantando a Própria História - Música Caipira e Enraizamento, foi lançado em 2013, na Feira Internacional do Livro de Frankfurt, Alemanha.

DISCOGRAFIA

Que Língua Você Fala? – Música original composta para o documentário de Elisa Bracher, (2020).
A Força do Boi - Ivan Vilela e Orquestra do Mato Grosso (2018) – regência Leandro Carvalho
Encontro – com Benjamim Taubkin (2018)
Orquestra Filarmônica de Violas II (2012) Direção artística e arranjos.
Pulo do Gato convida Ivan Vilela (2011)
Mais Caipira (2010), com Suzana Salles e Lenine Santos, indicado ao Prêmio da Música Brasileira.
Do Corpo à Raiz, Prêmio Interações Estéticas da FUNARTE (2009).

Dez Cordas (2007) solo de viola. Prêmio Petrobrás de Música.
Vereda Luminosa (2006) com Andréa Teixeira.
Orquestra Filarmônica de Violas (2004), indicado ao Prêmio Rival-BR na categoria
Atitude e Medalha Carlos Gomes da Prefeitura Municipal de Campinas.
Caipira (2004), com Suzana Salles e Lenine Santos.
Quatro Estórias (2002), estórias de Rubem Alves e música de Ivan Vilela.
Retratos em Vários Compassos (2002), com a Oficina de Cordas.
Teatro do Descobrimento (1999), com o grupo Anima e a cantora Anna Maria
Kieffer.
Rumos Musicais (1999), coletânea, gravado ao vivo no Itaú Cultural, SP, em duo
com o acordeonista Toninho Ferragutti.
Paisagens (1998), solo de viola indicado na categoria Revelação Instrumental para o
Prêmio Sharp.
Violeiros do Brasil (1997), coletânea, gravado ao vivo no SESC Pompéia, SP, com
alguns dos mais representativos violeiros do Brasil.
Espiral do Tempo (1997), com o grupo Anima, agraciado com o Prêmio Movimento
de Música Popular Brasileira, na categoria de Melhor Disco Instrumental do Ano
e Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) Melhor Conjunto de Câmara e a
Medalha Carlos Gomes da Secretaria Estadual da Cultura - SP.
Trilhas (1994), com os grupos Anima e Trem de Corda, duas
indicações para o Prêmio Sharp.
Hortelã LP (1985), Ivan & Pricila.

DVDs
Violeiros do Brasil (2008), coletânea.
Breve História da Música Caipira (2007), coletânea.
Projeto Pixinguinha (2006), coletânea.

Caipira (2004), com Suzana Salles e Lenine Santos.

DIREÇÃO MUSICAL
Viola Paulista vol. 2 (2020) Concepção, direção musical e curadoria
Viola Paulista vol. 1 (2018) Concepção, direção musical e curadoria
Sertão Trio (2015)
Duo Catrumano (2011)
Orquestra Filarmônica de Violas 2 (2012)
Do Corpo à Raiz (2009), prêmio Interações Estéticas da FUNARTE.
Dez Cordas (2007).
Vereda Luminosa (2006), este também contando com seus arranjos.
Orquestra Filarmônica de Violas, indicado ao Prêmio Rival-BR (2004). Também como
arranjador.
Quatro Estórias (2002).
Retratos em Vários Compassos (2002), com José Eduardo Gramani.
Paisagens (1998), indicado ao Prêmio Sharp na categoria Revelação Instrumental.
Viola Cósmica (1998) do violeiro Pereira da Viola, indicado ao Prêmio Sharp na
categoria Revelação Regional, também contando com seus arranjos.
Beira Mar Novo (1997) do coral Trovadores do Vale, este contando também com seus arranjos.
Hortelã LP (1985) Ivan & Pricila.