O piano e suas perspectivas com Guilherme Almeida

: 21 de Agosto 2020 às 17:00

O piano e suas perspectivas com Guilherme Almeida

BIO (Release) - Guilherme Almeida

Guilherme Feitosa de Almeida é Pianista, Diretor Musical, Compositor, Regente, e Educador nos mundos do Teatro, Ópera, Música Clássica, e Etnomusicologia. Desde 2008, Guilherme é Professor de Teatro Musical e Pianista Colaborador na Universidade Baylor, e desde 2011 ocupa posição de Senior Lecturer nesta instituição.

Recebeu a sua formação musical e pianística primeiramente na Escola de Música e Artes Cênicas (Goiânia), posteriormente no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (Recife), e mais recentemente na Escola de Música da Universidade Baylor.

Durante sua carreira em Baylor, liderou projetos de pesquisa e criação artística que desenvolveram a partir de pesquisa etnográfica (Brasil e Ecologia) e história de oralidade (Música e Engajamento Global). Além de Baylor, Guilherme realizou apresentações e lecionou workshops nas Bahamas, Grécia, Índia, República da Geórgia, e Suíça.

Seus projetos atuais incluem workshops sobre Práticas Musicais Interpretativas, Teatro do Oprimido, e outras práticas criativas que combinam arte, justiça, e educação. Seus próximos projetos incluem: Regente convidado do Teatro Estatal de Ópera e Balé em Tbilisi (Rep. da Geórgia), Compositor e Diretor Musical da peça Hope, Triologia Mexicana no Teatro Repertorio Español em Nova Iorque.

No decorrer de 2020/2021, Guilherme fará parte do grupo de artistas residentes na Universidade das Artes de Zurique (Suíça), onde estudará e criará práticas contemporâneas de comunicação e colaboração envolvendo Teatro (Direção, Cenografia), Música (Composição, Performance, Regência) e Tecnologia (Design e Arquitetura Sonora).