Ufg logo

Direção de Arte

Atualizado em 13/03/17 16:30.

Horário de Aulas 2017/1

Curso: DIREÇÃO DE ARTE

Área de conhecimento: Lingüística, Letras e Artes
Duração: 8 semestres

O curso de Direção de Arte é o mais novo bacharelado da Escola de Música e Artes Cênicas e começou a funcionar em agosto de 2010. Localizado na área de conhecimento das Artes Cênicas, ele estabelece importantes relações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento, como a música, as artes visuais, a comunicação e a antropologia.

Ele engloba conhecimentos diversos no que se refere à cenografia, iluminação, figurino, maquiagem, fotografia, sonoplastia, máscaras e formas animadas. Seu foco está situado nos aspectos técnicos da composição visual de espetáculos de caráter cênico, como o teatro, a dança, a performance e a ópera, com abertura para aplicações nas áreas do cinema e da televisão. Buscando integrar o artista ao campo profissional, o curso também prevê disciplinas capazes de capacitar o profissional para o campo da produção artística, no que se refere às políticas culturais e à elaboração de projetos que viabilizem a realização das propostas artísticas estudadas, integrando os processos criativos às suas possibilidades de realização.

Seu currículo foi estruturado com interfaces contínuas em relação ao curso de artes cênicas, mantendo diversas disciplinas em comum com ele. Entretanto, ao passo que o curso de artes cênicas está focado nos aspectos humanos da produção cênica (performance do ator, encenação, arte-educação), o bacharelado em Direção de Arte se concentra no trabalho técnico de bastidores, de modo que está prevista uma adequada complementaridade entre a formação dos alunos de ambos os cursos.

A carga horária acadêmica é de 2.400h, dispostas nos horários do turno da noite. Para ingressar no curso, é importante que o candidato pretenda atuar no campo das artes cênicas e áreas afins, tendo aptidão para a criação artística, disponibilidade para trabalho plástico com materiais diversos, interesse na área das poéticas visuais e produção de arte.

Coordenador do curso: Prof. Alexandre Silva Nunes
E-mail: nunes.imaginal@gmail.com